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Por que fazer um bom onboarding em times de tecnologia?

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O que é Onboarding?

O onboarding é o processo de integração de novos funcionários em uma organização. É o conjunto de atividades e práticas que uma empresa utiliza para receber e familiarizar os novos colaboradores com sua cultura, políticas, procedimentos, colegas e seu novo papel na empresa. O objetivo principal do onboarding é proporcionar uma transição suave para o novo funcionário, ajudando-o a se adaptar rapidamente ao ambiente de trabalho, compreender suas responsabilidades e se tornar produtivo o mais rápido possível.

Investir tempo na adaptação de novos talentos tem vários benefícios para a empresa. O processo de admissão de um novo talento na empresa não termina na assinatura do contrato. Tão importante quanto o recrutamento, é o processo de onboarding, principalmente em times de tecnologia – que possuem uma alta demanda por profissionais qualificados e se beneficiam de uma rápida adaptação dos novos integrantes. O onboarding pode ser feito pelo time de recrutamento, em conjunto com os líderes de cada área, a fim de personalizar o conteúdo e otimizar os resultados.

Em tempos de trabalho remoto, é ainda mais importante se dedicar a um bom onboarding, para que os novos talentos se sintam parte da empresa mesmo à distância. Vale a pena reservar os primeiros dias de trabalho para uma verdadeira imersão do colaborador nos processos da equipe, na cultura e na introdução aos projetos que estão em andamento.

Como fazer um onboarding em tecnologia

Existem várias formas de fazer o onboarding de novos colaboradores. Além das apresentações básicas do time, com uma breve introdução do que cada um faz no dia a dia, é interessante explicar o momento atual da empresa e quais são os objetivos que todos estão buscando. Um contexto maior do modelo de negócios, da jornada do cliente, das equipes de operação e das lideranças da empresa também fazem parte do onboarding.
Na área de tech, é preciso também incluir algumas etapas técnicas, como introdução aos softwares que o time utiliza, como funciona o ambiente de desenvolvimento, compartilhamento de acessos e senhas e orientações sobre a metodologia de trabalho, com todos os ritos e reuniões de time. Eventuais treinamentos também podem ser fornecidos nessa etapa, logo nos primeiros dias do novo colaborador.

Benefícios da estratégia de Onboarding de funcionários da tecnologia

1. Maior integração com o resto da equipe
 
Quando chega um novo colaborador, é preciso integrá-lo ao resto da equipe para que todos construam uma boa convivência, principalmente no home office. Vale promover reuniões virtuais e incentivar a abertura da câmera, para que todos se conheçam e façam uma breve introdução de quem são e do que fazem. Eleger um responsável na equipe pela integração do novo membro também é eficaz, para que essa pessoa passe todos os acessos e apresente as ferramentas usadas pelo time de tech.
 
2. Aumenta o engajamento do colaborador
 
Quanto mais parte da empresa o colaborador se sente nos primeiros dias, maior será o engajamento e a vontade de se empenhar pelos objetivos da equipe. Tudo o que o tech recruiter passou sobre a empresa durante o processo seletivo deve se concretizar logo nos primeiros dias, como a cultura, as vantagens e a flexibilidade.
 
3. Aumenta o índice de retenção de talentos
 
Um colaborador engajado é menos propenso a querer mudar de emprego, impedindo um aumento na taxa de turnover dos colaboradores. É um ótimo indicador em tecnologia, dado que é um mercado carente de bons profissionais e com alta demanda de mão de obra – ou seja, o tempo investido em uma contratação deve se mostrar efetivo, sem que ele logo queira ir embora. O onboarding bem feito é capaz de deixar o colaborador mais integrado e animado com o trabalho.
 
4. Acelera a adaptação ao ritmo de trabalho
 
Uma das vantagens de um bom onboarding é acelerar a adaptação do colaborador ao cotidiano da equipe. Apresentar o backlog, os projetos em andamento e o que está programado nos próximos sprints ajuda a colocar o novo integrante no ritmo, o que é fundamental em equipes reduzidas e de alta performance – como tantas que existem em tecnologia. Vale investir um tempo cuidadoso na imersão prática, para que o colaborador entenda a estrutura e as demandas o mais rápido possível e possa seguir de forma independente.
 
5. Alinha o colaborador à cultura da empresa
 
Parte de uma contratação assertiva também é o alinhamento do novo colaborador à cultura da empresa e aos soft skills mais valorizados, algo abstrato e difícil de mensurar no processo seletivo. Mostrar ao novo integrante a cultura praticada e os principais valores é uma forma de mantê-lo alinhado e de evitar um desvio futuro, dentro do que se espera do colaborador na empresa.

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